Make your own free website on Tripod.com

Reportagem sobre o "Poder Verde", exibido no dia 24 de agosto de 2001 no Globo Repórter

Do campo para o laboratório. O conhecimento popular traduzido em ciência. Plantas produzidas em série para virar remédio. É uma busca incentivada pelos pacientes. Uma mulher perdeu o interesse pelo sexo. Queria um remédio natural.
 
“No caso dela eu indiquei o Tribulus Terrestris, que é uma planta que não só estimula a libido, estimula a atividade sexual, como também melhora a performance física”, diz o fitoterapeuta Décio Alves. Em menos do que 15 dias a dona de casa Frigg de Oliveira Já começou a sentir outra vez aquela motivação.
 
Pai, mãe e filha vivendo em um paraíso. Que pode se transformar em inferno quando a jornalista Stela Grissoti entra na TPM, a tensão pré-menstrual. Na cápsula, o óleo de uma flor, a prímula. Há um mês Estela combate a TPM com este remédio. “Eu senti uma melhora já no primeiro mês. Meu marido já está querendo comprar um caminhão de pílulas”, conta.
 
A nutróloga Jane Corona usa sementes como remédio para enfrentar a TPM. Ela diz que uma das principais causas da TPM é a prisão de ventre. Segundo ela, uma dieta rica em fibras elimina o excesso de estrogênio do organismo. “É só colocar no liquidificador uma colher de semente de linhaça. Uma xícara de amêndoa, 1/2 xícara de amêndoa e uma xícara de semente de girassol. E todo dia de manhã come com mamão”, ensina.
 
A ambulante Neide Oliveira teria que fazer uma cirurgia para eliminar os sangramentos causados por miomas. Por isso, ela procurou o botânico Juan Revilla, que receitou os chás de uxi-amarelo e de unha-de-gato . Ela optou por um tratamento de medicina natural. Então em 50 dias que ela está utilizando o produto que ela optou houve redução em dois nódulos miomatosos.
 
Um cogumelo descoberto no Brasil,(cogumelo agaricus blasei murrill) Tornou-se tão famoso do outro lado do mundo que o cultivo se expandiu no interior de São Paulo e 95% de toda a produção brasileira é exportada para o Japão. Lá, esse cogumelo já é estudado há mais de 30 anos. Livros publicados no Japão dizem que o consumo do cogumelo reforça o sistema imunológico.
 
Na Universidade Estadual de São Paulo, as pesquisas ainda não comprovaram que o cogumelo estimula o sistema imunológico. Um teste foi feito com camundongos que têm tumores do câncer. Quando o chá foi preparado a 100ºC . Chegou a prejudicar os animais. Mas quando o chá foi feito com água a até 60ºC, os camundongos tiveram um aumento na vida de 15% a 20%.
 
Bruna, de 12 anos, passou a maior parte da vida sofrendo com febres inexplicáveis. Começou a fazer um tratamento à base de vitaminas e sais minerais. Exames revelaram que ela tinha o baço inchado. A família decidiu incluir no tratamento o chá de cogumelo. Em 30 dias já notaram diferença. A pele corou, a febre não vinha mais. E a surpresa: o baço voltou ao tamanho normal.

Fonte: http://www.globo.com